06/03/2016

Passeios em Sampa - Casa nº 1 e Solar da Marquesa

Continuando nosso Passeios por São Paulo das antigas, saímos do Pátio do Colégio e seguimos em direção  á Casa Numero 1. Não se sabe ao certo a data de sua construção, mas sabe-se que a casa foi usada como casa de apoio para a construção do Pátio do Colégio (por volta de 1554).

Casa nº 1, Solar da Marquesa, Turismo, São Paulo, Terra de Nerd
Conhecida por situar-se no nº 1 da antiga Rua do Carmo - atual Rua Roberto Simonsen n° 136-B, a Casa nº 1 é um sobrado de três andares onde originalmente foi construída com taipa de pilão. Hoje funciona a Casa da Imagem, com entrada franca  e o local recebe exposições e mostras do acervo da cidade.
Casa nº 1, Solar da Marquesa, Turismo, São Paulo, Terra de Nerd

Infelizmente o prédio necessita de nova restauração e mais cuidados por parte admnitração, no momento está com o espaço vazio, apenas uma exposição de fotos no térreo que deixa muito à desejar, mesmo assim vale a pena conhecer olhando pelo lado histórico do lugar.

Saindo da Casa da Imagem na mesma calçada à  esquerda passamos pelo do Beco do Pinto, (conhecido também como Beco do Colégio, era uma passagem utilizada na São Paulo colonial para o trânsito de pessoas e animais, ligando o largo da Sé à várzea do rio Tamanduateí). E chegamos no Solar da Marquesa  de Santos

O Solar da Marquesa de Santos, situado na cidade de São Paulo, foi adquirido em 1834 por Domitília de Castro e Canto Melo, a Marquesa de Santos, que o transformou numa das residências mais aristocráticas de São Paulo.
Casa nº 1, Solar da Marquesa, Turismo, São Paulo, Terra de Nerd

 Além de "Solar da Marquesa" o edifício também é conhecido como "Palacete do Carmo". o edifício é um representante remanescente da última metade do século XVIII e é considerado hoje como o último exemplar de arquitetura residencial urbana do século XVIII.

O Solar conta salões amplos e arejados, jardins de inverno que na época deviam ser maravilhosos, quartos grandes e com grandes solariouns para se aproveitar o clima externo. Infelizmente é proibido fotografar ou filmar, apesar de serem apenas espaços vazios.

Casa nº 1, Solar da Marquesa, Turismo, São Paulo, Terra de Nerd

Novamente vi um prédio histórico abandonado pela administração, recintos vazios sem exposições (diferente do Solar da Marquesa situado no Rio de Janeiro onde manteve-se desde mobiliário original até roupas da marquesa), para um lugar tão importante como o Solar, deveria existir exposição permanente sobre o local, seu moradores e principalmente sobre sua mais célebre moradora. Espero que administração municipal passe a ter mais carinho por sua história,por seu passado.

Fica a dica do passeio: ao entrar no solar complete a imagem com imaginação e mergulhe na história!

Um comentário: