10/03/2016

Educação Infantil, a sabedoria dos pequenos.

Já trabalhou com crianças? Parou para escutar uma conversa delas, ou, entre elas??? Passei 14 anos da minha vida trabalhando com os pequenos de 4 e 5 anos, na EMEI Edalzir Sampaio onde comecei minha vida como educador (parte do quadro de apoio, mais também somos educadores), lá tive a oportunidade de ver, escutar e presenciar o quanto são inteligentes e quando querem podem dar "nó em pingo d'água" (como dizia minha avó.

As crianças tem o dom de nos desestabilizar quando querem, seja com palavras, gestos ou simplesmente um olhar, podem nos fazer rir e chorar ao mesmo tempo, e olha passei por cada uma que daria um livro.
Emei Edalzir sampaio Liporoni, Profª, Emei Valentina Antonini da Silva, Profª, Terra de Nerd
Atualmente após tanto tempo numa única escola, resolvi que era hora de traçar novos rumos e c conhecer outras EMEIS, outras comunidades, e eis que vim parar na EMEI Valentina Antonini e não é diferente as crianças são demais.

Dias atrás uma pequena parou e me perguntou: "Tio, aqui existem regras para uso de saia?(Beatriz, 5 anos), olhei para ela e disse:" Não Bia, só não pode ser muito curta, tem que estar no joelho", a garota olhou para mim pensativa e disse: ainda bem por que minha mãe disse que mais pequena é melhor, por que fica sensual", e saiu rebolativa pelo corredor e nem deixou eu terminar a conversa. isso não é nem a metade do que já ouvi deles no Valentina.
Emei Edalzir sampaio Liporoni, Profª, Emei Valentina Antonini da Silva, Profª, Terra de Nerd
Já na EMEI Edalzir ou "causos" são maiores e talvez melhores devido o tempo que passei lá, lembrei agora do Victor 5 anos, esse a vida era um show , ele adorava dançar e chamar a atenção.
Emei Edalzir sampaio Liporoni, Profª, Emei Valentina Antonini da Silva, Profª, Terra de Nerd
Toda vez que nós falávamos pra ele "vai Victor' dança pra todo mundo", ele se apresentava ao som das palmas das outras crianças que ao mesmo tempo gritavam seu nome, esse era um showman de verdade.

Em contra partida tem aqueles que vieram ao mundo para tirar você do sério, mais que acaba conquistando o coração da gente do mesmo jeito.

É gratificante ver eles crescendo, aprendendo e se formando, tive o prazer de ver ex alunos hoje com 18, 20 anos indo na escola levar irmão e filhos, olham pra  gente e ainda trazem o mesmo sorriso no rosto e ainda nos chama de "Tio", ainda lembram do tempo em que para entrar na escola eu os pegava no colo ou levava de mãos dadas até a sala, trazem fotos e lembranças que guardaram  durante todo esse tempo, nessa hora faltam palavras para descrever o valor de tudo isso.

Aprendi muito com eles e tenho certeza que os ensinei muito, agradeço meu tempo de EMEI Edalzir pelo tempo que passei lá (lugar que guardo  no meu coração pra sempre) e ao EMEI Valentina por essa nova jornada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário