29/02/2016

Passeios em Sampa - Pátio do Colégio

Nossa sessão "Passeios em Sampa" começou em grande estilo, visitamos o Pátio do Colégio - local onde a cidade foi fundada ainda como São Paulo de Piratininga  que significa "peixe seco".


Partindo do marco zero da cidade na Praça da Sé, desembarcamos na estação Sé do metrô e saímos sentido catedral, descemos a calçada e viramos a direita de  onde já  é possível ver o Pátio do  Colégio. Para quem não conhece, as placas ajudam muito neste momento.


O local fundado em 25 de janeiro de 1554 é tombado pelo patrimônio histórico e conserva sua estrutura com paredes de tijolo, barro e taipa (técnica conhecida na época como taipa de pilão)


Composto pelo Museu Padre Anchieta, Capela Beato José de Anchieta (que abriga o fêmur do Jesuíta), Praça Ilhas Canárias, onde fica o Café do Pátio que aliás vale a pena dar  uma paradinha  para aproveitar o lugar.



Visitamos o Museu Padre Anchieta e conhecemo uma instalação com plantas rústicas do que seria da visão da geografia na época da fundação. As plantas estão dispostas em ordem cronológica, desde a fundação até os dias atuais. É um passo a passo de como a cidade nasceu e cresceu em torno do Pátio Colégio. Na maioria dos recintos é proibido filmar ou fotografar, então o melhor é ir visitar pessoalmente. Vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário